sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Ferramentas: Plaina de rebaixo (router plane)


A plaina de rebaixos não é uma ferramenta que eu uso todos os dias, mas em certas situações como fazer rebaixos e encaixes ou ajustar e preparar "espigas" ela é insubstituível. Para quem gosta de trabalhar só com ferramentas manuais, em "old fashioned way", ela é obrigatória!

Esta plaina é uma ferramenta bastante antiga, a primeira patente é de 1884, e os modelos mais conhecidos são a Stanley 71 e Record 071. Existe uma versão pequena destas plainas, que vou tratar em outra oportunidade.

Eu uso a Lie Nielsen 71, que segue o modelo homônimo da Stanley. Depois de procurar muito por uma Stanley ou Record antiga, sem sucesso, acabei trazendo a minha numa viagem ao exterior. A Veritas também tem o seu modelo de plaina de rebaixos, que também é excepcionalmente bem feita.

As plainas da Lie Nielsen e Veritas custam em torno de US$ 145,00 que, com frete e impostos (para importação direta e regularizada pela RF), chegam na sua casa a um custo aproximado de R$ 550,00.

No Brasil às vezes consegue-se encontrar algumas Stanley 71 (e sua variante 71 1/2) usadas em feiras de antiguidades. Conversando com o Jayme Baccari, descobri que ele tem esta 71 1/2 em bom estado, à venda num site de leilões.


Pelos detalhes mostrados na foto e os dados obtidos no site Hyperkitten, esta parece ser uma 71 1/2 Type 4, produzida entre 1911-1924!


Se você tiver interesse, clique aqui para ver esta oferta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário